sábado, 9 de agosto de 2014

Conceição do Ibitipoca, porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca

Porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país, o rústico povoado de Conceição de Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira, ainda preserva as ruas de terra e pedra

Localizada na zona da mata mineira, Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte-MG, distante 3 km da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca. 
Nas proximidades de Juiz de Fora, a pequena cidade é conhecida por abrigar a reserva ambiental da Serra Grande no Parque Estadual de Ibitipoca, popular pelas belas cachoeiras, trilhas, montanhas e animais silvestres. 
Habitada inicialmente pelos índios Acaris, a população urbana começou a aparecer no século XVII com os bandeirantes e a produção de ouro nas Minas Gerais. 
Com o estabelecimento do povoado como uma rota da produção do ouro, a região cresceu e desenvolveu a economia agropecuária entre outros gêneros econômicos como o cacau. Ao longo da história diversos viajantes cruzaram a Serra Grande, entre eles, o naturalista Saint Hilarie, que interessado da fauna e flora da região ficou em Ibitipoca durante o século XIX. 
 
A foto da igreja que esta postada é a Igreja da Matriz fundada em 1768 ao estilo rococó, o que marcou a importância da cidade frente ao ciclo do ouro em nossa história.
Hoje, a cidade vive do turismo e da tentativa de preservação de seus Patrimônios históricos e o turista que vai para Ibitipoca sabe que o tesouro da região está não está na arquitetura, mas nas belezas naturais.

Alguns estudiosos da língua tupi descrevem a tradução do nome Ibitipoca como “casa de pedra”, pela existência das grutas que serviam de moradia aos índios. Outros estudos indicam a versão da “serra que estala” (ibiti= serra + poca = estala), referência aos trovões que são comuns na serra.

O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal que atrai turistas pelo mundo inteiro por suas belezas naturais impressionantes. A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos de Ibitipoca que abriga ainda mirantes, grutas, praias, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho. O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável. O ingresso no parque é pago e está limitado a trezentos visitantes por dia durante a semana e oitocentos visitantes nos finais de semanas e feriados. É permitido o camping dentro do parque, mas este também é limitado a certo número de visitantes pela administração e somente em área determinada pela administração. A área de camping possui infraestrutura de restaurante, lanchonete e banheiros.
Na foto abaixo pode-se ver a cachoeira dos macacos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário